Pilates Domiciliar

Perguntas Frequentes

Pilates Solo? E os Aparelhos?

Tanto no Pilates Solo (Mat Pilates) realizado em colchonetes, como nos Aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates, estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro, podem-se obter os mesmos benefícios.

Nos movimentos realizados no colchonete, os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, porém, dentro do limite de cada praticante sem o auxílio dos aparelhos para correções posturais ou adequação de movimentos podendo assim exigir ainda mais do praticante.

Pilates Solo? E os Aparelhos?Os indivíduos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A melhora postural torna-se evidente, o ganho de consciência corporal também, proporcionando assim movimentos mais precisos e elegantes.

Em ambos, Solo e nos Aparelhos, o pilates é uma ginástica livre de impacto e que respeita a individualidade e limites de cada um. No solo, é exigido um pouco mais do praticante por este ter que controlar sozinho seu corpo com o adicional da sobrecarga imposta pelo próprio peso, ação da gravidade ou até incorporada pelo uso dos diversos acessórios, como bolas ou faixas elásticas, entre outros, que podem facilitar ou dificultar os movimentos de acordo com o objetivo proposto.

E quanto ao trabalho abdominal?

A base do método é o “Centro de Força” (power house), termo criado por J. Pilates para definir a região central do corpo, composto pelos músculos abdominais, músculos eretores da coluna, músculos do quadril e assoalho pélvico. Esses músculos tem como função dar estabilidade ao corpo e apresentam papel fundamental na sustentação da coluna.

Para executar todos os movimentos do método é necessária a ATIVAÇÃO (contração) dos músculos que compõem o “Centro de Força” garantindo uma estabilidade que protege o corpo e enfatiza o trabalho abdominal.

Além disso o trabalho respiratório ocorre de forma concomitante aos movimentos e a utilização dos músculos abdominais, reforçando o trabalho dessa região durante toda a prática.

E quanto ao trabalho abdominal?

De que forma o Pilates trabalha corpo e mente?

O Pilates configura-se pela tentativa do controle dos músculos envolvidos no movimento da forma mais consciente possível. O aluno deve estar concentrado de forma que perceba, sinta realmente que região de seu corpo esta sendo trabalhada. Na parte mental, os exercícios melhoram a concentração e a memória. Já o controle da respiração atua no emocional, promovendo bem estar, combatendo o estresse, pois acalma e reduz a ansiedade.

Quais os principais benefícios do Pilates?

  • Aumento de força e flexibilidade;
  • Integração do corpo e mente;
  • Melhora da capacidade respiratória;
  • Aumento da energia;
  • Melhora da performance sexual;
  • Harmonização dos movimentos diários;
  • Alongamento, tonificação e definição da musculatura;
  • Correção postural;
  • Aumento do equilíbrio e coordenação;
  • Prevenção de lesões;
  • Aumento da autoestima;
  • Melhora da incontinência urinária;
  • Alívio de dores musculares e estresse.

Como o Pilates ajuda nas dores musculares e alterações posturais?

As grandes causas das nossas dores e alterações posturais são os desequilíbrios musculares, mas porque isso ocorre?

Em nosso dia a dia somos obrigados a realizar atividades unilaterais. Atividades como escovar os dentes, o simples ato de colocar o cinto de segurança, serviços domésticos como varrer, estender roupas no varal, escrever ou até mesmo a prática de algumas atividades físicas como o tênis, por exemplo, atividades estas que requerem o uso acentuado de apenas um lado (hemicorpo) ou regiões específicas do nosso corpo. Alguns hábitos que repetimos desde a infância como sentar de determinada maneira ou só dormir em tal posição também contribuem para os desequilíbrios devido à sobrecarga de determinados grupos musculares enquanto outros não são recrutados.

Outros aspectos em nossas atividades diárias que podemos destacar, são os hábitos em que somos induzidos a manter a postura em “Fechamento” (pescoço e ombros projetados para frente, acentuada cifose torácica, pessoas tímidas, introspectivas) . Entre eles, dirigir, permanecer longos períodos sentado, refeições à mesa e outros inúmeros.

A somatória desses fatores que se repetem em toda nossa vida de forma inevitável, em determinado momento irá gerar as dores e alterações posturais devido aos desequilíbrios musculares que foram desenvolvidos (alguns grupos musculares mais fortalecidos que outros).

O Pilates propõe trabalhar o corpo como um todo o tornando mais forte e flexível de maneira global para que estejamos menos vulneráveis a esses problemas. Podendo atuar na prevenção ou tratamento, atendendo desde crianças promovendo a educação postural até mesmo, idosos.

Como o Pilates ajuda nas dores musculares e alterações posturais?

Quem pode praticar?

O perfil dos praticantes abrange dos sedentários aos atletas (esportistas e dançarinos), dos que apresentam dor e alterações nas curvaturas posturais, aos que desejam manter e melhorar o condicionamento físico, possuindo a faixa etária de 5 anos à terceira idade.

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