Depressão no Idoso

Abaixo você encontra as principiais informações referente Depressão no Idoso

A Depressão no Idoso pode caracterizar-se já que o idoso está em uma condição de perdas continuadas. A solidão, doenças recorrentes, a falta de ocupação estão entre fatores que merecem destaque quando pensamos em quadros depressivos em idosos.

Alterações relacionadas ao declínio físico crescente, a maior frequência de doenças, as perdas ocupacionais e econômicas, além da redução do suporte familiar são fatores bastante relevantes para justificar o rebaixamento do humor.

Dentre os sintomas que podem colaborar para a instalação de quadros depressivos, podem-se destacar:

• Diminuição da acuidade visual;
  • Redução da audição;
  • Perda de força, precisão manual e equilíbrio;
  • Lentidão para executar tarefas;
  • Alterações de memória e atenção;
  • Tristeza;
  • Fadiga;
  • Tonturas;
  • Alteração de sono.

Tratamento Fisioterapêutico para a Depressão no Idoso

O Tratamento Fisioterapêutico para a Depressão no Idoso baseia-se em minimizar as deficiências advindas da doença, visando estimular a prática de exercícios e atividades para melhorar a qualidade de vida e tornar o idoso mais ativo e independente.

As atividades do tratamento fisioterapêutico realizadas, tem como objetivo o fortalecimento muscular, o ganho de equilíbrio e flexibilidade, o controle de dores quando presentes, além de realização de oficinas de memorização e orientações quanto a mudanças em atividades diárias e rotinas de forma que o idoso retome o estímulo para a vida saudável.