Idoso Acamado

Abaixo você encontra as principiais informações referente Idoso Acamado

O envelhecimento é um fenômeno natural da vida do indivíduo gerando déficits motores e sociais. Consideramos paciente acamado, aquele que é incapaz de realizar atividades de vida diária (AVDs) como p. exemplo: alimentação, vestimenta, higiene íntima, de forma totalmente independente, necessitando assim, do auxílio de terceiros. O maior desafio na atenção à pessoa idosa é conseguir contribuir para que, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer, elas possam redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível.

Dentre as principais causas que levam os idosos a tornarem-se acamados estão:

• Doenças neurológicas prévias, como; AVC, Alzheimer, Parkinson, Demência Senil e outras;
  • Fraturas Incapacitantes;
  • Doenças pulmonares;
  • Depressão, entre outras.

Destacam-se os sintomas da Síndrome do Imobilismo que provocam alterações circulatórias, pulmonares, intestinais e motoras, onde a falta de mobilidade pode fazer com que as articulações tornem-se rígidas, hipomóveis, podendo gerar deformidades e queixas álgicas intensas.

Tratamento Fisioterapêutico para Idoso Acamado

O Tratamento Fisioterapêutico para o Idoso Acamado busca prevenir as complicações decorrentes dessa condição e trabalhar com abordagem tanto respiratória quanto motora. A Fisioterapia consiste em realizar alongamentos, mobilizações e manutenção do quadro respiratório com técnicas específicas, buscando evitar encurtamentos e deformidades e mantendo as vias aéreas limpas de secreção, aumentando a capacidade e expansibilidade pulmonar e melhorando o condicionamento cardiorrespiratório. De fundamental importância também, estão orientações aos familiares quanto aos posicionamentos adequados, quanto à estimulação de permanência fora do leito e quando possível, o treino de mobilidade e transferências, como virar-se na cama, sentar-se na cama são fundamentais para maior autonomia do paciente.