Labirintite

Abaixo você encontra as principiais informações referente Labirintite

A Labirintite é uma inflamação no Labirinto, estrutura localizada no ouvido interno responsável pelas orientações de subida, descida, perto, longe, distinção dos lados, cima, baixo e, consequentemente, todo equilíbrio do corpo humano.

Os fatores que ocasionam essa inflamação podem ser muitos, decorrentes de fatores externos ao corpo humano ou consequência de outras doenças. Entre as principais causas destacam-se as alterações metabólicas do colesterol, triglicérides e ácido úrico que interferem na circulação de sangue para as regiões do cérebro e labirinto, infecções virais ou bacterianas, alergias, traumatismo de cabeça ou pescoço, medicamentos antibióticos, medicações para estresse ou ansiedade, além de complicações derivadas da diabetes, hipertensão, uso de álcool e fumo.

• Vertigens;
  • Tonturas;
  • Perda de equilíbrio;
  • Surdez momentânea em um ouvido;
  • Náuseas e vômitos;
  • Ruídos nos ouvidos.

Tratamento Fisioterapêutico para Labirintite no Idoso

A Fisioterapia para Idosos Domiciliar ou a Fisioterapia Geriátrica Domiciliar é uma forte aliada no tratamento da Labirintite. Associada ao tratamento medicamentoso, a fisioterapia atua no alívio dos sintomas da doença e contribui para acelerar a recuperação do paciente. Os exercícios fisioterapêuticos e manobras de reposicionamento visam a recuperação do equilíbrio corporal, atuando também na correção do controle postural.

A partir das técnicas aplicadas pelo fisioterapeuta, o cérebro do paciente é treinado para ?executar? as funções do labirinto, minimizando com efetividade as sensações de tontura e vertigem. Os exercícios devem ser específicos para cada quadro da Labirintite, pois os níveis dos sintomas variam conforme o estágio da doença.