Abaixo você encontra as principiais informações referente Osteoporose

A Osteoporose é uma condição metabólica sistêmica que acomete todos os ossos, e se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. A prevalência da doença aumenta a cada ano, devido ao envelhecimento populacional.

Os ossos estão em constante processo de renovação. Apresentam células que reabsorvem áreas envelhecidas e, apresentam células, que formam novos ossos, dessa forma, promovem a renovação do esqueleto humano por inteiro. Porém, na osteoporose há um desequilíbrio da quantidade de células que reabsorvem, e as que formam novos ossos. A absorção das células velhas aumenta e a de formação de novas células ósseas diminui. O resultado é que os ossos se tornam mais porosos e perdem a resistência.

Dentre as principais causas e fatores de risco, destacam-se:

• História familiar da doença;
  • Indivíduos de pele branca, baixas e magras;
  • Asiáticos;
  • Deficiência na produção de hormônios;
  • Medicamentos à base de cortisona, heparina e para tratamento da epilepsia;
  • Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;
  • Baixa exposição à luz solar;
  • Imobilização e repouso prolongados;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Consumo de álcool;

• Instalação silenciosa;
  • Fratura espontânea de um osso (geralmente o primeiro sinal);
  • Alterações na Coluna / Diminuição da estatura;
  • Dor no local da lesão.

Tratamento Fisioterapêutico para Osteoporose

O Tratamento Fisioterapêutico para Osteoporose preconiza o fortalecimento dos ossos e músculos, trazendo ainda benefícios cardíacos e respiratórios. Os exercícios de fisioterapia ajudam na prevenção de quedas e consequentemente fraturas, que são características desta doença.

Como a osteoporose pode ter diferentes causas, é indispensável determinar o que provocou a condição, antes de propor o tratamento, que deve ter por objetivo manter a função, controlar a dor quando existe, promover o fortalecimento e evitar a ocorrência de fraturas. Serão realizados exercícios físicos utilizando esteira, pesos e bolas, com o intuito de melhorar o equilíbrio, a força muscular, a coordenação motora e aumentar a amplitude de movimentos, melhorando consequentemente a qualidade de vida do indivíduo.