Prótese de Joelho

Abaixo você encontra as principiais informações referente Prótese de Joelho

A Prótese de Joelho ou Artroplastia do Joelho é a troca da articulação danificada e desgastada do joelho por um componente artificial.
É indicada para pacientes com grave comprometimento da articulação (artrose severa) e tem o objetivo de aliviar a dor, a deformidade da perna e auxiliar o retorno do paciente para suas atividades diárias.

A prótese é indicada para pacientes:

• Artrose severa;
  • Deformidades no joelho;
  • Artrite Reumatóide;
  • Falha nos tratamentos conservadores.

• Dor severa do joelho com limitação para suas atividades diárias (andar, subir escadas e sentar);
  • Dor moderada ou grave nos joelhos em repouso;
  • Inflamação crônica no joelho e inchaço que não melhoram com o repouso ou medicamentos;
  • Deformidade do joelho: em varo ou valgo;
  • Rigidez do joelho.

Tratamento Fisioterapêutico para Prótese de Joelho ou Artroplastia do Joelho

O Tratamento Fisioterapêutico para Prótese de Joelho na fase inicial do tratamento tem o objetivo de prevenir os riscos de trombose venosa profunda (TVP), reduzir o edema e a dor, melhorar a amplitude de movimento e iniciar o fortalecimento muscular. Para normalizar o padrão da marcha são necessários o seu treino, o ganho gradual do movimento e de força muscular do joelho operado, possibilitando o paciente para alcançar a independência nas atividades de vida diária.

Cuidados pós-operatórios:

• Não colocar almofada embaixo do joelho,
  • Manter o membro inferior elevado com o joelho esticado para a redução do edema (inchaço) e realizar movimentos com o tornozelo,
  • Utilizar bolsa de gelo no joelho 3 vezes /dia durante 30 minutos,
  • As próteses de joelho são cimentadas e de fixação rápida: deve-se realizar o treino de marcha ainda no hospital com auxílio de andador ou muletas.