Senilidade e Reabilitação Preventiva

Abaixo você encontra as principiais informações referente Senilidade e Reabilitação Preventiva

Senilidade é o nome que se dá ao processo de envelhecimento. Há comprometimento da condição muscular, desorganização mental, déficits no sistema cardiovascular, respiratório, sistema urinário e imunológico. Por suas características de debilitar o idoso, a senilidade pode também levar o paciente à depressão, devido às dificuldades apresentadas no dia a dia e diminuição da autonomia.

Não existem ações que causem a doença, o motivo principal é o envelhecimento, mas lesões vasculares e infartos cerebrais podem antecipar os danos à saúde e a senilidade, com a falta de memória e alterações no humor.

• Alterações no humor;
  • Falha da memória;
  • Problemas com linguagem;
  • Falta de interesse em cuidados pessoais (higiene);
  • Diminuição da altura;
  • Alterações físicas (textura da pele, cabelos brancos, redução do trofismo);

Tratamento Fisioterapêutico para Senilidade e Reabilitação Preventiva

A tomada de consciência para a importância de um trabalho de Reabilitação Preventiva tem se tornado um forte aliado aos idosos que buscam retardar os efeitos do envelhecimento buscando qualidade de vida na terceira idade.

O Tratamento Fisioterapêutico tem o objetivo de aumentar a capacidade funcional, com programas de exercícios individuais ou em grupo, para ganho da função respiratória, flexibilidade, resistência, força, potência, coordenação motora, equilíbrio estático e dinâmico e melhor performance da marcha. Deve-se também colaborar para a saúde psíquica e emocional para a independência e autonomia do idoso.