Fratura por Estresse

Abaixo você encontra as principiais informações referente Fratura por Estresse

A Fratura por Estresse pode ocorrer com maior frequência em corredores, saltadores e militares. Ela se dá em decorrência a grande quantidade de impacto nos membros durante a prática de exercícios, tendo como responsável a fadiga e o desequilíbrio muscular. Esses fatores impedem que as cargas impostas em determinada região se dissipem, promovendo sobrecarga e estresse no osso que evolui, portanto, apresentando fissuras e dor.

Além da sobrecarga imposta sobre o osso, existem outros fatores que podem gerar uma fratura por estresse, como: tipo e ritmo de treinamento, tipo de calçado, condicionamento físico, local de treinamento dentre outros. Também, podem-se destacar fatores pessoais, como: idade, sexo (mais comum em mulheres), densidade óssea (redução após os 40 anos), estrutura óssea, equilíbrio hormonal, menstrual e metabólico, e até mesmo, alterações no sono.

• Dor que piora ao realizar atividades de pouco ou médio impacto;
  • Melhora com repouso;
  • Edema após realizar pequenas atividades;
  • Dor forte à palpação;
  • Redução no desempenho.

Tratamento Fisioterapêutico

O Tratamento Fisioterapêutico dependerá do tipo de fratura que ocorreu. Existem as de baixo e alto risco. Se considerada de baixo risco, é importante a interrupção da atividade de impacto que provavelmente resultou na fratura sendo indicados exercícios com pouca carga para manter a força e a condição cardiorrespiratória e a imobilização torna-se desnecessária. Nesta fase a fisioterapia consegue acelerar essa consolidação através de eletroterapia e outras técnicas. Em casos de alto risco, o uso de muletas por vezes é necessário para a proteção do membro, repouso absoluto e imobilização do membro acometido podem ser necessários. Após o sinal de consolidação, o tratamento segue o mesmo padrão das fraturas de baixo risco.