Lesão nos Ligamentos do Joelho

Abaixo você encontra as principiais informações referente Lesão nos Ligamentos do Joelho

As Lesões Ligamentares do Joelho são muito comuns em atletas, porém não é uma exclusividade deles. Geralmente ocorrem quando o ligamento é submetido a um trauma ou estiramento e não suporta a carga ou o movimento realizado sofrendo uma lesão. O ligamento mais acometido é o ligamento cruzado anterior (LCA), acompanhado do ligamento colateral medial (LCM) e o Ligamento cruzado posterior (LCP).
O mecanismo de lesão normalmente é um movimento rotacional (pivot), mas o trauma direto (pancada, queda, ?carrinho?) também é responsável por grandes incidências.

Existem muitas causas, porém a causa principal é a fraqueza dos músculos do quadril que não conseguem segurar esse movimento de rotação do joelho em conjunto com os músculos da coxa, principalmente o quadríceps.

• Dores durante ou após realizar um determinado movimento;
  • Inchaço;
  • Episódios de falseios e ?deslocamentos?;
  • Perda da flexibilidade.

Tratamento Fisioterapêutico

O tratamento fisioterapêutico pode ser preventivo, ou após o diagnóstico e o tratamento cirúrgico, a fisioterapia irá atuar na diminuição do edema (inchaço) na região do joelho, no ganho da mobilidade perdida, na recuperação da força muscular dos músculos do quadril e coxa e trabalhará também, no aumento do controle motor para melhorar a ativação muscular e consequentemente aumentar o tempo de reação do músculo.