Pubalgia

Abaixo você encontra as principiais informações referente Pubalgia

A Pubalgia caracteriza-se por dor na virilha e na região central do osso púbis. Ela ocorre quando há um desequilíbrio muscular entre os músculos abdominais e adutores da coxa. Os músculos abdominais elevam a pelve, enquanto os músculos adutores tracionam a mesma em sentido contrário para estabilizá-la. Quando ocorre uma diferença de força entre esses músculos, ou seja, um está mais fortalecido que o outro, se dá o afastamento da sínfise púbica, levando então a um stress ligamentar e inflamação local.

A Pubalgia pode ser causada por estresses físicos de praticantes de atividades esportivas e utilização de musculatura de compensação, ou seja, recrutamento de músculos incorretos para determinado ato esportivo ou função.

• Dor em região anterior do joelho ao subir e descer escadas;
  • Dor ao agachar e saltar;
  • Dor após longos períodos sentados;
  • Estalos ao andar ou correr;
  • Sensação de areia dentro do joelho.

Tratamento Fisioterapêutico

A fisioterapia tem papel fundamental na prevenção, pois realiza exercícios de estabilização segmentar e busca o equilíbrio muscular na região. Depois de diagnosticada a Pubalgia, a eletroterapia com o uso de aparelhos como o Laser de baixa intensidade e o Ultrassom, deve ser empregada, associando um trabalho de fortalecimento e restauração do equilíbrio muscular. Evoluindo com tratamento, o foco passa a ser a reeducação na atividade física e a correção do movimento que pode estar sendo executado de maneira incorreta. A mobilização e manipulação da região sacroilíaca (abaixo da coluna lombar) vem demonstrando também, ótimos resultados para a diminuição da dor e retorno à função de maneira mais rápida.