Síndrome Femoropatelar

Abaixo você encontra as principiais informações referente Síndrome Femoropatelar

A Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP) é ocasionada por um desequilíbrio biomecânico, que atinge a articulação do joelho, mais especificamente a articulação entre o fêmur e a patela. Acomete até 25% da população, sendo mais comum em mulheres sedentárias e indivíduos com grau de treinamento elevado.

Diversas causas podem estar relacionadas com a SDFP, como: largura excessiva da pelve, joelho valgo, fraqueza muscular dos músculos do quadril e da coxa, patela alta, insuficiência ligamentar, dentre outros.

• Dor em região anterior do joelho ao subir e descer escadas;
  • Dor ao agachar e saltar;
  • Dor após longos períodos sentados;
  • Estalos ao andar ou correr;
  • Sensação de areia dentro do joelho.

Tratamento Fisioterapêutico para Dor Femoropatelar

O Tratamento Fisioterapêutico tem objetivo de aliviar as dores com recursos de Eletrotermofototerapia (laser, gelo, Ultrassom), melhorar o deslizamento da patela sobre o sulco troclear no fêmur, lançando mão de exercícios de fortalecimento muscular e correção biomecânica. Os resultados das sessões de fisioterapia vão depender das características individuais de cada paciente.