Tendinite do Tendão de Aquiles

Abaixo você encontra as principiais informações referente Tendinite do Tendão de Aquiles

A Tendinite do Tendão Calcâneo ou Tendão de Aquiles é caracterizada pela inflamação do tendão, e geralmente, é ocasionada pela sobrecarga de trabalho de uma estrutura ou região do corpo que não está forte e equilibrada o suficiente para se submeter a excessos e repetições do mesmo padrão de movimento. Desequilíbrios musculares associadas às essas repetições de movimentos são os grandes vilões quando pensamos em indivíduos com hipótese diagnóstica para a tendinite, e o tendão calcâneo não está isento desta regra. Ele é responsável pela faz conexão dos músculos da panturrilha ao calcanhar, e é muito solicitado quando andamos, corremos e saltamos.

Como existem dois grandes músculos na panturrilha (gastrocnêmio e sóleo), eles geram muita força para realizar a fase de propulsão no momento da caminhada. Devido à extrema solicitação dos mesmos, o tendão pode inflamar como resultado dessa sobrecarga imposta a eles. A dor normalmente acontece quando há mudanças de treino ou em decorrência de um aumento súbito na quantidade ou intensidade de uma atividade.

• Dores no calcanhar e no tendão aos pequenos esforços;
  • Rigidez matinal;
  • Diminuição da força;
  • Queimação.

Tratamento Fisioterapêutico para Tendinite no Tendão de Aquiles

Deve priorizar, caso o indivíduo esteja na fase de inflamação e dor aguda, medidas de fisioterapia analgésica e antiinflamatória associadas a repouso moderado até que reduza esses sintomas, para então, poder iniciar um trabalho de fortalecimento e propriocepção. Caso esteja em uma fase mais moderada ou crônica, deve-se trabalhar no controle da dor, associando técnicas de liberações tendíneas e miofasciais, para depois progredir com exercícios e mobilizações. O tratamento fisioterapêutico também inclui a utilização de palmilhas especiais para adequar o tipo de pisada do paciente.