Aneurisma Cerebral

Abaixo você encontra as principiais informações referente Aneurisma Cerebral

O Aneurisma Cerebral é caracterizado pela dilatação formada em uma área frágil na parede de uma artéria do cérebro. A força que a pressão normal do sangue exerce dentro da artéria, nessa área dilatada e menos resistente, provoca um aumento no calibre do vaso sanguíneo que pode romper-se e levar à hemorragia ou comprimir regiões próximas. O Aneurisma Cerebral é um problema grave, podendo ser fatal ou deixar seqüelas que afetam a qualidade de vida em suas vítimas.

Uma pequena parcela de ocorrência de aneurismas cerebrais é congênita, porém algumas pessoas podem apresentar maior tendência à fragilidade dos vasos, o que ocasiona maior predisposição. Dentre as principais causas, podem-se destacar os quadros que ocorrem como conseqüência de outras doenças, predisposição familiar, altos níveis de colesterol e triglicérides, hipertensão arterial, diabetes, traumas externos, infecções, tabagismo e uso de álcool.

Os sintomas do Aneurisma Cerebral dependem do tamanho, estágio e local onde a dilatação está formada. Aneurismas pequenos geralmente são assintomáticos. Quando há sangramentos ou a compressão de outras partes do cérebro, podem surgir os seguintes sintomas:

• Fortes dores de cabeça
  • Dores nos olhos
  • Visão dupla
  • Confusão e sonolência
  • Diminuição da sensibilidade de qualquer parte do corpo
  • Perda de consciência
  • Pescoço rígido
  • Dificuldade de mobilidade
  • Náuseas e vômitos
  • Convulsões

Tratamento Fisioterapêutico para Aneurisma Cerebral

A Fisioterapia Neurológica Domiciliar lança mão de profissionais especializados que trabalham na reabilitação das alterações motoras com objetivo de manter flexibilidade, restabelecer a força muscular e o equilíbrio, prevenir complicações respiratórias ou vasculares nas vítimas, a fim de promover qualidade de vida e acelerar a recuperação.

O tratamento fisioterapêutico precoce é capaz de promover a reabilitação satisfatória das funções que fazem parte do dia a dia dos pacientes, através de estímulos e exercícios específicos, aparelhos modernos ou equipamentos que otimizam a recuperação, de acordo com cada quadro.