Acidente Vascular Cerebral (AVC) / Derrame

Abaixo você encontra as principiais informações referente Acidente Vascular Cerebral (AVC) / Derrame

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) também conhecido como Derrame Cerebral é caracterizado pela interrupção do fluxo sanguíneo para alguma região do cérebro. Essa interrupção é causada por uma hemorragia, um êmbolo ou um trombo. Os sintomas apresentados pelo indivíduo afetado irão variar de acordo com a região cerebral que não recebeu o suprimento sanguíneo adequado. Os danos geralmente podem ser cognitivos, sensitivos e motores.

Dentre as principais causas podemos citar as coagulações do sangue formadas no próprio vaso sanguíneo ou deslocadas de outra parte do corpo, chamadas de trombo ou embolia e a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos, resultado do excesso de gordura e colesterol no sangue ou uso de determinadas drogas. Além dessas, destacam-se também a alta pressão arterial, diabetes, histórico familiar, lesões na cabeça e distúrbios hemorrágicos.

O AVC é uma doença neurovascular muito comum e como principal seqüela apresenta a hemiplegia (ausência completa de movimentos em um lado do corpo) ou hemiparesia (ausência parcial de movimentos em um lado do corpo).

Indivíduos acometidos, geralmente apresentam na fase inicial ou aguda após o incidente, o que chamamos de fase flácida, que se caracteriza pela flacidez da musculatura, também conhecida como hipotonia. Em seguida, sem tempo determinado, instala-se a fase espástica onde ocorre rigidez da musculatura ou hipertonia. Dentre os principais sintomas iniciais estão:

• Perda ou diminuição de força na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Dor de cabeça intensa sem causa.
  • Dormência ou formigamento de um lado do corpo
  • Dificuldade de fala
  • Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos
  • Perda de equilíbrio e instabilidade, associado a náuseas ou vômitos.

Tratamento Fisioterapêutico para Acidente Vascular Cerebral

A Fisioterapia Neurológica Domiciliar age com muita efetividade no tratamento do AVC. Utilizando aparelhos e técnicas específicas, a fisioterapia impede que as seqüelas da doença progridam, busca reaver as funções que o paciente perdeu e previne algumas complicações características da doença.

As técnicas fisioterapêuticas devem ser iniciadas assim que a estabilidade neurológica for diagnosticada no paciente e tem papel fundamental para reabilitação, trazendo benefícios únicos e indispensáveis para recuperação e retorno as atividades de vida diária o mais breve possível.