Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA

Abaixo você encontra as principiais informações referente Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA

A Esclerose Lateral Amiotrófica ou ELA é uma doença degenerativa progressiva que atinge os neurônios motores e da medula espinhal, deixando de controlar os impulsos nervosos aos músculos, acarretando assim, perda do tônus e função muscular.

A ELA ainda não possui causa definida. Estudos apontam hereditariedade como principal fator de risco e também existem as possibilidades de estar associada à utilização excessiva dos músculos como no caso de atletas, e pessoas que tiveram dieta rica em glutamato, porém nada ainda é confirmado.

A doença é progressiva e raramente afeta as funções intelectuais e raciocínio da pessoa, bem como os sentidos de visão, audição, olfato e paladar. Os sintomas se concentram na parte muscular. Os principais são:

• Fraqueza muscular e endurecimento dos músculos
  • Cãibras
  • Tremores musculares
  • Contrações musculares
  • Dificuldade para respirar
  • Cabeça caída
  • Reflexos vivos
  • Gagueira/dificuldade para falar
  • Paralisia/dificuldade para se movimentar

Tratamento Fisioterapêutico para Esclerose Lateral Amiotrófica

O tratamento para a Esclerose Lateral Amiotrófica tem como objetivo estimular a flexibilidade e amplitude de movimento do indivíduo, manter força muscular, controlar a dor, além de trabalhar para manutenção das vias aéreas com exercícios respiratórios, manobras de higiene brônquica e quando necessário manuseio de respiradores. O tratamento fisioterapêutico é baseado no desenvolvimento muscular agindo para melhorar a rotina dos portadores de ELA.

Aqueles que sofrem de ELA exigem cuidados específicos e a Fisioterapia Neurológica Domiciliar que associa cuidados motores e respiratórios é um dos tratamentos mais indicados, desde o diagnóstico da doença, por prevenir complicações decorrentes do desuso e lesões e agir na manutenção do tônus muscular, sempre buscando promover uma melhor qualidade de vida às vítimas dessa doença.