Esclerose Múltipla

Abaixo você encontra as principiais informações referente Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença inflamatória autoimune. Por razões ainda desconhecidas, o próprio sistema imunológico do indivíduo começa a agredir a bainha de mielina dos axônios (camada que envolve os neurônios responsáveis pela condução do impulso nervoso), comprometendo as funções do sistema nervoso central e assim provocando dificuldades motoras e sensitivas.

A doença ainda não tem causa definida. As pesquisas mais aceitas, apontam para um defeito genético ou vírus que inicie a inflamação. Sabe-se que a Esclerose Múltipla geralmente se manifesta entre os 20 e 30 anos, atinge em maior número mulheres, e pessoas que vivem em zonas temperadas.

A doença se caracteriza principalmente pela imprevisibilidade dos surtos, já que ela atinge o cérebro e a medula espinhal. Dessa maneira os sintomas podem ser muitos e variam de acordo com o local e a gravidade de cada ataque, que pode durar dias, semanas ou meses. Os principais são:

• Tremores
  • Fraqueza e falta de equilíbrio
  • Dormência e espasmos musculares
  • Incontinência urinária e fecal
  • Formigamento de braços ou pernas
  • Perda de memória
  • Capacidade de atenção diminuída
  • Depressão
  • Visão dupla
  • Movimentação rápida dos olhos
  • Dificuldades para mastigar

Tratamento Fisioterapêutico para Esclerose Múltipla

O tratamento para a Esclerose Múltipla baseia-se em minimizar as deficiências advindas da doença que acometem o sistema nervoso, agindo no controle e diminuição dos sintomas.

As atividades do tratamento fisioterapêutico, devem ser trabalhadas em conjunto com o tratamento medicamentoso para que os resultados sejam eficazes. É muito importante também que seja iniciado o mais precocemente possível, desta forma, a reabilitação das funções motoras do paciente será muito vantajosa.