Lesão Medular (TRM)

Abaixo você encontra as principiais informações referente Lesão Medular (TRM)

A Lesão Medular ou Traumatismo Raquimedular é o trauma que acomete a coluna vertebral e seus demais componentes: a medula espinhal e as raízes nervosas. Um trauma ou acidente podem romper uma vértebra, comprimir ou lesionar a medula, e de acordo com o local da lesão a inervação do segmento abaixo desse ponto fica comprometida ocasionando danos motores e sensitivos.

As principais causas são acidentes automobilísticos, quedas, lesões esportivas, acidentes industriais, ferimentos por bala e agressões.

A lesão da medula espinhal causa alterações motores e perda sensorial no local do trauma e abaixo dele. Os sintomas variam conforme a localização do trauma e se a medula está gravemente ou parcialmente lesionada, dividindo-se em lesões cervicais, toráicas, lombares e sacrais. Entre os principais sintomas destacamos:

• Perda do controle intestinal e urinário
  • Dificuldade respiratória
  • Espasticidade
  • Dor e paralisia
  • Dormência
  • Alterações sensoriais

Tratamento Fisioterapêutico para Lesão Medular

O tratamento para o Traumatismo Raquimedular visa assegurar independência pessoal diante dessa nova condição.

Além de outros benefícios, o tratamento fisioterapêutico atua evitando encurtamentos e retrações, trabalhando no controle da espasticidade, na melhora do fluxo sanguíneo com exercícios metabólicos, ensinando transferências da cama para cadeira de rodas, entre outras, trabalha os músculos respiratórios e a função pulmonar quando necessário e previne complicações decorrentes da própria doença.