Síndrome de Guillain Barré

Abaixo você encontra as principiais informações referente Síndrome de Guillain Barré

A Síndrome de Guillain Barré é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso, ocasionando perda da bainha de mielina (camada que envolve os neurônios) e dos reflexos tendinosos. Ela se apresenta através de uma inflamação aguda dos nervos, podendo também afetar as raízes nervosas. A inflamação e a desmielinização do sistema nervoso, interferem na condução dos estímulos aos músculos, causando conseqüentemente, danos motores e sensoriais. Evolui rapidamente, porém sua regressão é lenta, podendo assim levar meses para a cura completa.

A doença não possui causa definida. Pode atingir pessoas de todas as idades, com maior incidência entre os 30 e 50 anos e surge geralmente após algum tipo de infecção como gastrointestinal e pulmonar. Estudos apontam que os anticorpos que o sistema imunológico acionam para combater essa infecção atuam em excesso, atacando também a bainha de mielina, provocando a síndrome.

A Síndrome atinge principalmente a estrutura muscular, causando fraqueza progressiva que se inicia geralmente nas pernas. O maior risco é que a síndrome atinja os músculos da face e respiratórios, comprometendo funções vitais do indivíduo. Os principais sintomas são:

• Fraqueza muscular
  • Perda de reflexos nos membros
  • Alterações de sensibilidade
  • Dormência
  • Contrações musculares
  • Palpitações
  • Dificuldade para mover os músculos da face
  • Dificuldade para respirar
  • Dificuldade para engolir

Tratamento Fisioterapêutico para Síndrome de Guillain Barré

O tratamento fisioterapêutico para Síndrome de Guillain Barré deve ser iniciado precocemente visando manter a função muscular e prevenir complicações.

A Fisioterapia Neurológica Domiciliar tem como objetivo o fortalecimento principalmente dos membros inferiores, o treinamento de equilíbrio e transferências, a manutenção ou readequação da marcha, além dos cuidados com a manutenção das vias aéreas visando prevenir possíveis complicações, buscando sempre, a maior independência possível para as atividades de vida diária aos portadores da síndrome. A diminuição das dores, espasmos, dormência e formigamento também estão entre os benefícios da reabilitação. Em razão da forte mudança ocorrida na estrutura física do indivíduo, ocasionando limitações na mobilidade, o atendimento domiciliar garante um tratamento fisioterapêutico seguro, com maior conforto e interação familiar.

Com o atendimento exclusivo de profissionais treinados e capacitados em sua própria residência os avanços serão garantidos. Agende uma consulta com um dos profissionais da Equipe Samanta Trindade e confira os benefícios! Estamos prontos para atendê-lo.