Câncer de Prostata

Abaixo você encontra as principiais informações referente Câncer de Prostata

A próstata é uma glândula auxiliar do sistema genital masculino, situada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. A sua função é produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido.

O Câncer de Próstata ocorre quando se dá o desenvolvimento de um tumor na glândula do sistema reprodutor masculino, chamada próstata, ocasionando mutações nas células da mesma. Estas células podem se espalhar (metástase) a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, especialmente ossos e linfonodos. O câncer de próstata pode causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil e outros sintomas. Estimam-se 68.800 casos novos de câncer de próstata para o Brasil, no ano de 2014. O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país. O câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia (prostatectomia), radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia, proteinoterapia ou alguma combinação destes.

O único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do Câncer de Próstata é a idade. Aproximadamente 62% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais. A etnia e a história familiar da doença também são consideradas fatores de risco. O Câncer de Próstata é aproximadamente duas vezes mais comum em homens negros se comparados aos brancos. Outro fator importante na etiologia desse tipo de câncer é a dieta. Dietas com base em gordura animal, carne vermelha, embutidos e cálcio têm sido associadas ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. Além disso, a obesidade também é apontada no aumento do risco de desenvolver essa neoplasia, em especial para aquelas de comportamento mais agressivo.

Na fase inicial geralmente não há sintomas, enquanto em estágio avançado pode surgir alguns, como:

? Micção frequente;

? Fluxo urinário fraco ou interrompido;

? Impotência;

? Vontade de urinar frequentemente à noite;

? Sangue no líquido seminal;

? Dor ou ardor durante a micção;

? Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés;

? Perda do controle da bexiga ou intestino devido à pressão do tumor sobre a medula espinhal;

Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos. Mas doenças benignas da próstata, como hiperplasia prostática também causam os mesmos sintomas. Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e tratada de imediato.

Tratamento Fisioterapêutico para Câncer de Próstata

A Prostatectomia Radical é a cirurgia realizada para o tratamento do câncer de próstata e hoje é considerada como a forma de tratamento mais efetiva para o câncer de próstata localizado. Apesar da Prostatectomia Radical apresentar bons resultados no controle da doença, a Incontinência Urinária e a Disfunção Erétil são suas principais complicações pós operatórias.

O Tratamento Fisioterapêutico pode ser realizado por meio de recursos, como: realização de exercícios para estimular e fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, estimular a circulação, força e flexibilidade dos membros inferiores e exercícios respiratórios para prevenir complicações diversas.