Leucemia

Abaixo você encontra as principiais informações referente Leucemia

A Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

• Tabagismo: leucemia mieloide aguda;
  • Radiação (radioterapia, raios X): leucemia mieloide aguda e crônica e leucemia linfoide aguda;
  • Síndrome de Down e outras doenças hereditárias: leucemia aguda;
  • Benzeno (encontrado na fumaça do cigarro, gasolina e largamente usado na indústria química): leucemia mieloide aguda e crônica, leucemia linfoide aguda;
  • Quimioterapia (algumas classes de drogas): leucemia mieloide aguda e leucemia linfoide aguda;
  • Síndrome Mielodisplásica e outras desordens sanguíneas: leucemia mieloide aguda.

• Podem causar anemia, que por sua vez causa fadiga e palpitação;
  • Organismo mais sujeito a infecções;
  • Sangramento das gengivas, pelo nariz, manchas rochas na pele ou pontos vermelhos;
  • Gânglios inchados;
  • Febre ou suor noturno;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Dores nos ossos e articulações;
  • Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia.

Tratamento Fisioterapêutico para Leucemia

O tratamento clínico tem o objetivo de destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais. O grande progresso para se obter a cura total da leucemia foi alcançado com a associação de medicamentos (poliquimoterapia), controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate da doença no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal). Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea.

A fisioterapia atua na prevenção de complicações respiratórias e motoras, principalmente após o período de transplante de medula óssea onde os pacientes ficam muito tempo no leito necessitando melhora das funções, o que engloba fortalecimento, exercícios respiratórios e controle de dores, se houver.