Linfedemas

Abaixo você encontra as principiais informações referente Linfedemas

O Linfedema é um inchaço causado por uma interferência na drenagem normal da linfa para o sangue.

O sistema linfático é composto por uma rede complexa de linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois auxilia na proteção contra bactérias e vírus invasores. A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada nos linfonodos (também conhecidos como nódulos linfáticos ou gânglios linfáticos). Após a filtragem, é lançada no sangue, desembocando nas veias subclávias através do ducto torácico. A linfa movimenta-se de forma lenta e com baixa pressão, principalmente devido à contração muscular que pressiona a linfa juntamente com a contração contínua dos vasos. Por isso a contração muscular feita com exercícios é tão importante para drenagem da linfática.

• Retirada de linfonodos;
  • Compressão dos ductos linfonodais por tumores;
  • Infecções de repetição;
  • Radioterapia;
  • Micoses profundas.

• Inchaço;
  • Pele seca;
  • Rigidez no braço ou perna dificultando a movimentação;
  • Dor;
  • Aumento da temperatura local;
  • Alterações sensitivas.

Tratamento Fisioterapêutico para Linfedema

O Tratamento Fisioterapêutico para Linfedema consiste em aplicar drenagem linfática manual, terapias compressivas, realizar exercícios específicos (com o objetivo de favorecer a ação muscular sobre o fluxo linfático), fornecer orientações sobre os cuidados com a pele, posicionamento do membro afetado e automassagem.

A Fisioterapia atua para promover a redução máxima possível do edema, para desenvolver a funcionalidade e melhorar estética do membro afetado.