Linfoma

Abaixo você encontra as principiais informações referente Linfoma

Linfoma é um termo genérico utilizado para designar um grupo de diversas doenças neoplásicas do sistema linfático que se originam da proliferação clonal de linfócitos B ou T em qualquer um de seus estágios de maturação. Linfócitos são células do sistema imune que defendem o organismo contra invasão de agentes estranhos. Todos os linfócitos originam-se na medula óssea.

Os linfomas são classificados em dois grandes grupos: os Linfomas Hodgkin e os Linfomas Não-Hodgkin. Estimam-se 4.940 casos novos de linfoma não Hodgkin (LNH) em homens e 4.850 em mulheres para o Brasil, no ano de 2014.

Alguns linfomas estão relacionados a infecções crônicas, que podem predispor à mutação das células linfáticas. Outros podem ocorrer devido a fatores ambientais, como a exposição a produtos químicos.

O primeiro sinal do linfoma é a presença de linfonodos (ínguas) mesmo quando não há nenhuma infecção. Nesse caso, os glóbulos brancos proliferam desordenadamente, gerando o crescimento anormal dos linfonodos. Em geral, os linfonodos infecciosos são dolorosos, ao contrário daqueles presentes nos linfomas.

Tratamento Fisioterapêutico para Tumores do Sistema Nervoso Central

Os tratamentos utilizados no combate aos linfomas não Hodgkin são, geralmente, quimioterapia e radioterapia. Você poderá ser submetido a um ou outro, ou até mesmo à combinação dos dois tratamentos. Em muitos casos, uma cirurgia, para retirada de tumores, também poderá ser necessária.

A fisioterapia nesses casos vai cuidar dos acometimentos respiratórios decorrentes da doença, de possíveis alterações motoras como perda de força muscular, promovendo melhora da qualidade de vida enquanto em tratamento.