Tumores do Sistema Nervoso Central

Abaixo você encontra as principiais informações referente Tumores do Sistema Nervoso Central

Para o Brasil, no ano de 2014, estimam-se 4.960 casos novos de câncer do Sistema Nervoso Central (SNC) em homens e 4.130 em mulheres. O câncer do SNC é o nono, na região Sudeste (5,28/ 100 hab). A maioria dos tumores do SNC origina-se no cérebro, nos nervos cranianos e meninges.

Os gliomas são o tipo histológico mais frequente e representam cerca de 40% a 60% de todos os tumores primários do SNC, sendo mais comum na faixa etária adulta. Outros tipos histológicos de câncer do SNC são os meningiomas, representando entre 20% e 35% dos casos, e os neurilemomas (de 5% a 10%). Existem ainda tipos histológicos mais raros, como os adenomas pituitários, os meduloblastomas e os tumores de medula espinhal e nervos periféricos.

• A etiologia desse tipo de câncer ainda é pouco conhecida, a irradiação terapêutica é a única causa confirmada;
  • Traumas físicos na região da cabeça e traumas acústicos (casos de trabalhadores expostos a alto nível de som) também são possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de meningioma e neurilemoma acústico, respectivamente;
  • Trabalho na indústria petroquímica;
  • Lavrador, embalsamador, entre outros;
  • Alguns estudos sugerem que a radiação gerada por radiofrequência, telefonia móvel e telecomunicação possa estar associada à etiologia dos gliomas, porém esse assunto permanece inconclusivo.

• Dor de cabeça;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Visão turva;
  • Problemas de equilíbrio;
  • Alterações na personalidade ou comportamento;
  • Convulsões;
  • Sonolência.

Tratamento Fisioterapêutico para Tumores do Sistema Nervoso Central

Dependendo da localização do tumor o paciente irá apresentar alterações neurológicas e/ou motoras com algum grau de incapacidade tais como déficits motores, movimentos involuntários, paralisias, dificuldades na comunicação, percepção entre outros.

O tratamento fisioterapêutico consiste basicamente em corrigir as alterações motoras e de equilíbrio, promover a manutenção da força muscular, evitar encurtamentos e prevenir complicações respiratórias. Estudos demonstram também um grande benefício com a prática de exercícios em relação à fadiga apresentada por estes pacientes. Os objetivos da fisioterapia podem ser conseguidos através de exercícios ativos livres funcionais, treino de marcha e equilíbrio, exercícios de incentivo respiratório, atividades com bola terapêutica, pesos, bandas elásticas, adequação de órteses e orientação da melhor independência e qualidade de vida desses pacientes no lar e com seus familiares.