Condromalácia Patelar

Abaixo você encontra as principiais informações referente Condromalácia Patelar

A Condromalácia Patelar, também chamada de Síndrome Patelo-Femoral ou Joelho de Corredor é uma lesão na cartilagem presente na superfície posterior da Patela e dos côndilos femorais. A lesão pode evoluir de um amolecimento a perda completa da cartilagem e o indivíduo afetado fica impossibilitado de executar normalmente os movimentos de dobrar o joelho, esticar a perna e descer escadas ou rampas. A cartilagem é um tecido sem vascularização, portanto, não tem capacidade de regenerar, assim o tratamento varia de acordo com o grau de comprometimento da cartilagem, que nos casos da Condromalácia é classificado da seguinte forma:

A Condromalácia é mais comum em mulheres entre 15 e 40 anos devido à anatomia dos joelhos e em esportistas. A principal causa da doença é a sobrecarga e alto impacto nos joelhos, que podem ocorrer devido a um forte trauma na região, enfraquecimento do músculo quadríceps, desequilíbrio muscular e flexão exagerada do joelho.

Entre os principais sintomas da Condromalácia Patelar, destacam-se:

• Dores no joelho ao levantar, correr, subir ou descer;
  • Dores ao dobrar a perna;
  • Estalos no joelho;
  • Inchaço;
  • Ardência e pontadas;
  • Impossibilidade de dobrar a perna por muito tempo.

Tratamento Fisioterapêutico para Condromalácia Patelar

Para casos que se enquadram no grau 4, o forte desgaste da cartilagem pode necessitar de intervenção cirúrgica seguida de fisioterapia. Já em casos com menor gravidade, os exercícios fisioterapêuticos são fundamentais para a reabilitação da Condromalácia Patelar. O tratamento tem por objetivo diminuir a dor, corrigir fatores que estejam causando o desequilíbrio muscular e prevenir maiores complicações. A Fisioterapia Ortopédica Domiciliar associada ao tratamento médico com anti-inflamatórios e viscosuplementação (injeção de substâncias no joelho com objetivo de melhorar a nutrição da cartilagem) tornam possível que o paciente volte a executar as funções normais do seu dia-a-dia.