Dor Ciática

Abaixo você encontra as principiais informações referente Dor Ciática

A Dor Ciática ou Ciatalgia é a dor causada por uma compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas da medula espinhal, raízes essas que formam o nervo ciático, considerado o maior nervo do corpo humano que se prolonga da face posterior do quadril e segue por trás da coxa e joelho de cada perna até chegar ao hálux (dedão do pé). Ele é responsável pela inervação de grande parte da sensibilidade, movimentos e articulações dos membros inferiores.

A Dor Ciática pode ser considerada mais um sintoma do que uma doença, já que a compressão que causa a dor no nervo ciático ocorre geralmente pela presença de hérnias de disco, tumores, síndrome do músculo piriforme, lesão pélvica, doença discal degenerativa, osteoartrite, além de fatores como envelhecimento, obesidade, má postura e excesso de peso nas costas.

Os sintomas da Dor Ciática podem variar muito de paciente para paciente. A dor pode alternar entre um formigamento até a dor que impossibilita o caminhar. Os principais são:

• Dor da região lombar com irradiação para a perna;
  • Dor em uma perna e dormência em outras regiões;
  • Diminuição da força muscular;
  • Aumento da dor ao tossir ou espirrar;
  • Aumento da dor ao esticar os membros inferiores;
  • Diminuição ou perda da sensibilidade;

Tratamento Fisioterapêutico para Dor Ciática / Ciatalgia

Os exercícios fisioterapêuticos são fundamentais nos casos de Dor Ciática ou Ciatalgia. O objetivo é o controle da dor e a correção de possíveis problemas posturais, evitando novas crises. Em conjunto com as medicações necessárias, as atividades fisioterapêuticas atuam expressivamente na reabilitação do paciente e afastam a possibilidade de intervenção cirúrgica, promovendo a melhora na qualidade de vida dos pacientes.