Escoliose

Abaixo você encontra as principiais informações referente Escoliose

A Escoliose é uma deformidade que ocorre na coluna, em decorrência de uma curvatura anormal. Pode ser observada no plano coronal, ou seja, olhando a coluna da pessoa de frente ou de costas

Na maioria dos casos, a Escoliose é idiopática, ou seja, não tem causa definida. Têm maior frequência em meninas e sabe-se que é decorrente a uma malformação nas cartilagens de crescimento das vértebras, portanto, geralmente é diagnosticada na adolescência. Existem alguns fatores conhecidos que podem ocasionar essa deformidade na coluna, entre eles podemos citar: má formação óssea durante a gestação, bacia desnivelada, sequelas neuromusculares de doenças como a Paralisia Cerebral ou Poliomielite e fortes traumas na região da coluna.

Os sintomas visuais podem ser imperceptíveis em alguns casos, as dores na região da coluna são os sintomas mais expressivos. Destacamos os principais abaixo:

• Um ombro mais alto que o outro;
  • Dor nas costas;
  • Coluna visualmente inclinada;
  • Quadris assimétricos;
  • Fadiga após longos períodos em pé ou sentado;
  • Problemas respiratórios em casos mais graves.

Tratamento Fisioterapêutico para Escoliose

Os exercícios fisioterapêuticos têm papel fundamental no tratamento da pessoa que sofre de Escoliose. O tratamento e atividades utilizadas pelo Fisioterapeuta são diferenciados para cada quadro, de acordo com as necessidades. Com as intervenções de Fisioterapia é possível estabilizar o aumento da inclinação da coluna através do fortalecimento e alongamento da musculatura envolvida, impedindo sua progressão, diminuindo a dor causada pela curvatura e atuando também na melhora da função pulmonar.