Esporão Calcâneo

Abaixo você encontra as principiais informações referente Esporão Calcâneo

O Esporão Calcâneo ou Esporão de Calcanhar é o crescimento anormal de um tecido ósseo a partir do osso do calcanhar ocasionando uma pequena protuberância no osso. O calcâneo, osso do calcanhar, é o maior em toda a estrutura óssea do pé, e com a presença dessa calcificação óssea chamada de esporão, provoca dores intensas na região da sola do pé já que afeta também, tendões e a fáscia plantar.

Os Esporões são causados por inflamações e traumas crônicos na região do calcanhar, quando recebem impactos constantes. Existem também alguns fatores de risco para o desenvolvimento dele, como: obesidade, pé chato, atividades físicas de alto impacto nos pés (dança, corrida), trabalhar em pé durante muito tempo e o uso excessivo de salto alto ou sapatos irregulares.

O fato de existir um Esporão não causa sintomas em todos os casos, somente quando há inflamação ao redor, provocada por micro traumas repetitivos. Nesses casos, os sintomas comuns são:

• Dor abaixo do calcanhar;
  • Dores mais intensas durante os primeiros passos (ex: ao sair da cama pela manhã ou levantar-se após longa permanência sentado).

Tratamento Fisioterapêutico para Esporão Calcâneo

Os exercícios fisioterapêuticos são fundamentais para diminuir a dor causada pelo Esporão e os impactos que podem agravar ainda mais o quadro. É possível evitar a intervenção cirúrgica com atividades simples e regulares, seguindo a orientação de um fisioterapeuta especializado, em conjunto com o tratamento medicamentoso.