Fascite Plantar

Abaixo você encontra as principiais informações referente Fascite Plantar

A Fascite Plantar é a inflamação da fáscia plantar. A palavra fascite vem de fáscia, que é o tecido conjuntivo fibroso que recobre músculos, grupos musculares, nervos e vasos. A fáscia plantar é um tecido espesso que liga o calcâneo (osso que forma o calcanhar) até a base dos dedos dos pés, formando o arco do pé.

Essa inflamação surge devido a repetidos micro traumas ou estresses na região da sola do pé. Esses traumas ocorrem porque a área tem uma curvatura natural e precisa se acomodar ao solo. Ou seja, essa tensão sobrecarrega essas estruturas. Esses traumas, geralmente são causados por fatores como:

• Obesidade;
  • Uso de sapatos inadequados;
  • Excesso de uso de sapatos de salto alto;
  • Prática de corrida;
  • Pé chato, pé cavo;
  • Pisada errada;
  • Tensão no Tendão de Aquiles.

Na maioria dos casos, o principal sintoma é a dor ao redor da base do calcâneo e no arco plantar, normalmente pela manhã, ao sair da cama, e durante atividades prolongadas em posição em pé. Em alguns casos, pode vir acompanhada de pontadas, inchaço e rigidez na sola do pé.

Tratamento Fisioterapêutico para Fascite Plantar

Os exercícios fisioterapêuticos para o tratamento da Fascite Plantar devem ser empregados precocemente. São propostas atividades que objetivam aliviar as dores e sintomas, fortalecer a musculatura do pé e reestabelecer a capacidade de executar tarefas do dia a dia.