Gota

Abaixo você encontra as principiais informações referente Gota

A Gota é um tipo de artrite que ocorre devido à elevação de ácido úrico no sangue, ocasionando o acúmulo de cristais de Monourato de Sódio e inflamando as articulações. Nem todas as pessoas com a taxa de ácido úrico elevada desenvolverão gota, segundo estimativas apenas 20% desenvolverão a doença. A maioria dos portadores de gota é composta por homens adultos, muito embora as mulheres também possam ser afetadas.

O excesso de ácido úrico pode acontecer por dois fatores:

• O corpo do indivíduo produz o ácido úrico em maior quantidade que o necessário ou tem dificuldade de eliminá-lo normalmente.
  • Medicamentos como diuréticos e o ácido acetilsalicílico (como a Aspirina) podem reduzir a eliminação natural do ácido através dos rins.

Os sintomas geralmente atingem a articulação do dedão do pé, joelho ou tornozelo e tem duração de 3 a 10 dias. Quando a crise passa, os sintomas somem, isto leva muitos a não buscar ajuda médica. Os principais sintomas são:

• Dor intensa na articulação;
  • Inchaço e vermelhidão;
  • Articulação quente e delicada;
  • Dificuldade de movimentação do membro afetado;
  • Febre.

Tratamento Fisioterapêutico para Gota

Os exercícios fisioterapêuticos são grandes aliados no tratamento da Gota. Associados ao tratamento medicamentoso têm com objetivo o alívio das dores e a melhora da qualidade de vida dos portadores.