Lesões de Menisco

Abaixo você encontra as principiais informações referente Lesões de Menisco

Os Meniscos são cartilagens presentes no joelho, localizadas entre o osso Fêmur e Tíbia. A função do menisco é lubrificar, estabilizar e amortecer a carga recebida nos joelhos. A Lesão de Menisco ocorre devido ao desgaste ou rompimento sofrido pela cartilagem que leva ao comprometimento do amortecimento natural do joelho.

A principal causa para as Lesões dos Meniscos são o excesso de atividades físicas de impacto sobre o joelho, como o tênis, futebol e artes marciais, consideradas lesões traumáticas, e o desgaste natural das cartilagens que ocorre com o passar dos anos, consideradas esões degenerativas.

Os sintomas podem ou não aparecer de imediato, é preciso estar atento e não negligenciar qualquer possível sinal da lesão. Entre os principais destacamos:

• Estalo (barulho) no joelho;
  • Dor intensa;
  • Edema (inchaço);
  • Rigidez anormal;
  • Incapacidade de flexionar o joelho;
  • Derrame articular – sensação de ?água no joelho?;
  • Sensação de joelho fora do lugar;

Tratamento Fisioterapêutico para Lesão de Menisco

O Tratamento Fisioterapêutico é fundamental para a reabilitação de quem sofreu uma Lesão no Menisco, e deve ser empregado em casos onde houve ou não, intervenção cirúrgica. Tem como objetivo reduzir consideravelmente os sintomas, restaurar a mobilidade e a força muscular, buscando estabilização do joelho e retorno as atividades de vida diária o mais breve possível.