Lesões Manguito Rotador

Abaixo você encontra as principiais informações referente Lesões Manguito Rotador

O manguito rotador é o grupo de músculos (supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor) que cobre a cabeça do úmero ? osso do braço e ombro ? e são responsáveis pelo bom funcionamento e mobilidade do ombro. A lesão do manguito rotador ocorre quando há distensão ou ruptura de um ou mais tendões desses músculos.

As lesões podem acontecer por diferentes fatores, entre os principais: forte trauma, excesso de exercícios físicos de alta movimentação do ombro (tênis, beisebol, golfe, natação, levantamento de peso), degeneração e má posição do ombro durante longos períodos de tempo.

As lesões podem ocorrer em diversos níveis e os sintomas variam nos diferentes casos:

• Estalo (barulho) no ombro;
  • Fraqueza na região;
  • Rigidez na região do ombro e braço;
  • Dor ou incômodo ao realizar movimentos com o braço;
  • Impossibilidade de movimentação;
  • Piora da dor durante a noite ou em determinada posição.

Tratamento Fisioterapêutico para Lesões Manguito Rotador

O tratamento fisioterapêutico é determinante nas Lesões Manguito Rotador. Com o objetivo de diminuir a dor e proporcionar o retorno às atividades do dia a dia, a Fisioterapia atua na diminuição da inflamação, no fortalecimento dos músculos, na estabilização da articulação do ombro e no retorno à rotina funcional ou esportiva o mais precoce possível.