Luxações e Subluxações

Abaixo você encontra as principiais informações referente Luxações e Subluxações

A Luxação e a Subluxação são o deslocamento repentino das extremidades dos ossos que formam uma articulação, como por exemplo, as articulações do tornozelo ou do ombro. Quando esse deslocamento ocorre completamente e os ossos perdem contato entre eles, chama-se Luxação, quando a separação é parcial, ou seja, incompleta e ainda existe algum ponto de contato entre os ossos, chama-se Subluxação. Essas lesões, muitas vezes podem causar danos também às estruturas próximas a região afetada, como: músculos, ligamentos, vasos sanguíneos.

Nos dois casos, as principais causas são os fortes impactos sofridos ao praticar algum esporte, sofrer acidentes automobilísticos, acidentes de trabalho, quedas ou torções, dentre outros. Há também fatores como a má formação congênita da articulação (adquirida antes do nascimento), paralisia muscular, artrite reumatoide, frouxidão ligamentar, que podem causar as Luxações e Subluxações.

Todas as articulações do corpo podem sofrer Luxações e Subluxações, porém as mais propensas são: ombro, punho, joelho, cotovelo, tornozelo e dedos. Os sintomas podem variar conforme o local e a ocorrência. Em geral os principais são:

• Estalo (barulho) na articulação;
  • Dor intensa;
  • Impossibilidade de mover a articulação;
  • Alteração do formato da articulação;
  • Inchaço, hematomas e vermelhidão.

Tratamento Fisioterapêutico para Luxações e Subluxações

Em ambos os casos, Luxação ou Subluxação o tratamento fisioterapêutico é essencial, tanto no pós-operatório, quanto em casos mais leves onde não foi necessária abordagem cirúrgica. A Fisioterapia Ortopédica Domiciliar atua com o objetivo de controle das dores, fortalecimento dos músculos envolvidos na articulação afetada, recuperação da mobilidade e flexibilidade, trabalho proprioceptivo, além de medidas analgésicas e anti-inflamatórias com aparelhos como o TENS e US, buscando recuperação completa e prevenindo recidivas para garantir uma melhor qualidade de vida.