Atelectasia

Abaixo você encontra as principiais informações referente Atelectasia

A Atelectasia Pulmonar é uma alteração que ocorre nos pulmões devido ao fechamento ou colapso dos brônquios ou bronquíolos (?tubos? que dão passagem ao ar para que ele se espalhe nos pulmões). Esse fechamento ou obstrução impede a passagem de ar dentro dessas estruturas para que ocorra a devida oxigenação e trocas gasosas. A Atelectasia pode ser em determinada região do pulmão apenas, ou em casos mais graves, em sua totalidade.

Dentre as principais causas de interrupção da passagem de ar que levam a Atelectasias, estão: a presença de secreção nos brônquios ou bronquíolos, a presença de um objeto estranho (mais comum em crianças), água no pulmão, tumores que podem crescer dentro dos brônquios, presença de pneumotórax, doenças pulmonares (p.ex.: pneumonia), entre outras.

Os sintomas de atelectasia podem estar presentes ou ela pode ser assintomática. Na maioria dos casos, depende do tamanho da área afetada e se há ou não outras doenças pulmonares associadas, entre eles estão:

• Dificuldade de respiração
  • Falta de ar
  • Tosse
  • Dor no peito
  • Febre

Tratamento Fisioterapêutico para Atelectasia Pulmonar

O Tratamento Fisioterapêutico é um grande aliado no controle e na cura das atelectasias. A fisioterapia tem como objetivo reexpandir as vias aéreas e higienizá-las através de remoção de secreções, a fim de liberar a passagem de ar nas estruturas obstruídas e ?insuflar? novamente o pulmão.

Para tratar a Atelectasia, a Fisioterapia Pediátrica Domiciliar ou a Fisioterapia Respiratória Domiciliar – age com manobras de higiene brônquica (tapotagem e vibrocompressão), drenagem postural, manobras de reexpansão pulmonar, aspiração de vias aéreas e técnicas para a eliminação de secreções, exercícios para treinamento da musculatura respiratória e orientações quanto à posicionamentos, forma mais adequada para prática de higiene nasal, entre outras.