Fisioterapia domiciliar para
Bronquiolite

Abaixo você encontra as principiais informações referente Bronquiolite

O que é?

A Bronquiolite é uma das doenças respiratórias mais frequentes em bebês. A doença é causada por vírus e ocorre quando há inflamação das vias aéreas mais estreitas do pulmão, os bronquíolos. Em decorrência dessa inflamação ocorre o aumento na produção de muco e assim acumula secreção atrapalhando a passagem do ar, a oxigenação e as trocas gasosas.

Mais Informações

Causas

Na maior parte dos quadros é causada pelo vírus Sincicial Respiratório (VSR) e atinge crianças menores de 1 ano de idade, porém outros vírus também podem ocasioná-la como o Influenza, o Adenovírus e o Rinovírus. A Bronquiolite é considerada uma doença sazonal e aparece com maior frequência durante o outono e inverno. A forma de contato com os vírus pode se dar de diversas maneiras, contudo existem fatores de risco que merecem atenção, como: prematuridade, presença em ambientes pouco ventilados, contato da criança com fumaça de cigarro, contato com muitas pessoas e doenças pulmonares.

Sintomas

Os primeiros sintomas são os mesmos de uma gripe ou resfriado e muitas vezes são negligenciados pelos pais. Após o período de incubação do vírus, de 2 a 5 dias, os seguintes sintomas se manifestam:

  • Dificuldade para respirar;
  • Chiado no peito;
  • Recusa alimentar;
  • Cianose (lábios, dedos ou pele arroxeados);
  • Em alguns casos febre;
  • Pausas respiratórias.

Tratamento Fisioterapêutico para Bronquiolite

O Fisioterapeuta especialista em fisioterapia respiratória pediátrica tem como objetivo tratar os sinais e sintomas da doença realizando manobras para ?desgrudar?e mobilizar a secreção presa nos bronquíolos (p.ex.: tapotagem, vibrocompressão) e eliminá-la mais facilmente através de tosse estimulada ou aspiração da secreção com auxílio de um aspirador portátil que tem como função remover o catarro acumulado nas vias aéreas já que os bebês não sabem como fazer isso, aliviando assim, a respiração e melhorando o cansaço e mal estar que a doença ocasiona acelerando a recuperação. Além disso, monitoram a oxigenação do bebê e fornecem importantes orientações às mães de como lidar com as complicações da doença.

Mais Informações

Aviso Importante

As informações disponibilizadas nestas páginas tem objetivos apenas informativos, não devendo, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico e tratamento médico. Os autores não se responsabilizam legalmente pela má utilização das informações aqui contidas.

Diferenciaisda Equipe

  • Agendamento em no máximo 24hs;
  • Profissionais com experiência mínima de 5 anos e título de Pós Graduação;
  • Atendimento humanizado e comprometimento com resultados;
  • Fornecemos equipamentos modernos e todos os recursos sem custo adicional!

Entre emContato