Hidrocefalia

Abaixo você encontra as principiais informações referente Hidrocefalia

A Hidrocefalia é o acúmulo anormal do líquido cefalorraquiano (LCR) no cérebro. O LCR é responsável por banhar o cérebro e medula espinhal, amortecendo possíveis impactos. Na Hidrocefalia há um desequilíbrio entre a produção ou absorção desse líquido, causando lesões e inchaço na estrutura cerebral.

A alteração no fluxo do LCR no cérebro pode ocorrer se há um aumento na produção do líquido, bloqueio da produção ou dificuldade de absorção dele. Outros fatores podem dar início à Hidrocefalia, como: mielomeningocele, infecções na gravidez, meningite, encefalite, poliomielite, caxumba, prematuridade, fortes traumatismos, hemorragia subaracnóide e tumores.

Os sintomas da Hidrocefalia estão diretamente ligados à faixa etária da criança acometida, quantidade de dano e a razão do acúmulo de LCR. Dentre os principais destacamos:

• Fontanela (moleira) protuberante;
  • Aumento do tamanho da cabeça;
  • Sonolência;
  • Irritação;
  • Dores de cabeça;
  • Alterações de memória;
  • Descontrole do movimento dos olhos;
  • Espasmos;
  • Alterações na mobilidade;
  • Vômitos.

Tratamento Fisioterapêutico para Hidrocefalia

O Tratamento Fisioterapêutico na Hidrocefalia auxilia na reabilitação das alterações motoras e respiratórias que os danos neurológicos podem ocasionar. As técnicas fisioterapêuticas serão adequadas à idade da criança e terão como objetivo o estímulo ao desenvolvimento neuropsicomotor, prevenção de problemas respiratórios e motores que possam decorrer da doença.

A Fisioterapia Pediátrica Domiciliar utiliza técnicas específicas no tratamento da Hidrocefalia, com exercícios para melhora do equilíbrio, manutenção e fortalecimento do tônus muscular, alongamentos que evitarão deformidades, exercícios para postura e exercícios respiratórios, que promoverão mais qualidade de vida à criança e sua família.