Síndromes Neurológicas

Abaixo você encontra as principiais informações referente Síndromes Neurológicas

As Síndromes Neurológicas Infantis são doenças que tem origem no cérebro, na medula ou no sistema nervoso das crianças acometidas. Muitas têm origem congênita, ou seja, já nascem com o bebê. Dentre as principais, podemos destacar a Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Epilepsia, Autismo e Distrofias Musculares.

Muitas doenças podem ter sua origem devido a falhas no desenvolvimento embrionário, falta de oxigenação no cérebro, ausência de proteínas essenciais, fortes traumas, alterações do próprio sistema defensivo da criança, dentre outras.

As Síndromes podem ser detectadas por meio de exames antes do nascimento ou até mesmo momentos após a mãe dar a luz. Para aquelas com diagnóstico mais tardio, podemos destacar os seguintes sintomas:

• Deficiência intelectual;
  • Alterações físicas;
  • Lentidão no desenvolvimento motor e intelectual;
  • Musculaturas rígidas;
  • Convulsões;
  • Atraso no crescimento;
  • Problemas na fala;
  • Alterações de memória;
  • Fraqueza;
  • Incapacidade de controle urinário e fecal.

Tratamento Fisioterapêutico para Síndromes Neurológicas

O tratamento fisioterapêutico é fundamental para muitas crianças que sofrem de alguma Síndrome Neurológica. Em conjunto a uma equipe multidisciplinar, as atividades orientadas pelo Fisioterapeuta têm o objetivo de estimular o desenvolvimento motor da criança, prevenir complicações, habilitar a criança a participar de convívios sociais e orientar os familiares.

A Fisioterapia Pediátrica Domiciliar tem importante papel e utiliza técnicas específicas para cada caso, levando em consideração as particularidades e comprometimento de cada doença, idade e outros fatores. A Fisioterapia emprega exercícios de fortalecimento muscular, alongamentos, técnicas para reduzir a espasticidade, para ganho de coordenação e equilíbrio e treinamento de atividades do dia a dia da criança, garantindo uma melhora significativa na qualidade de vida.