Torcicolo Congênito

Abaixo você encontra as principiais informações referente Torcicolo Congênito

O Torcicolo Congênito é uma contratura muscular na região do pescoço e nuca logo após o nascimento. Geralmente os bebês acometidos ficam com a cabeça inclinada para um dos lados. As crianças afetadas tem diminuição de flexibilidade nessa região e algumas vezes, podem apresentar limitações de movimentos do pescoço.

A causa mais provável para o Torcicolo Congênito pode ter relação com a posição dentro do útero que o bebê permaneceu, ou com o tipo de parto a que foi submetido.

Em geral, o sintoma principal é visual e detectado logo após o nascimento. O bebê apresenta a cabeça inclinada para um lado de modo que o queixo se posiciona para o lado oposto, e, algumas vezes é possível palpar um ?caroço?, na região cervical.

Tratamento Fisioterapêutico para Torcicolo Congênito

Os exercícios fisioterapêuticos são fundamentais no tratamento do Torcicolo Congênito desde os primeiros meses de vida. Por meio das técnicas aplicadas pelo Fisioterapeuta é possível melhorar o quadro da criança consideravelmente, evitando desconfortos em outras fases de sua vida.

Para tratar o Torcicolo Congênito, a Fisioterapia Pediátrica Domiciliar utiliza técnicas manuais, alongamentos, osteopatia, massagens para relaxamento da musculatura e orientação aos pais com exercícios, posicionamentos e atividades para o dia a dia que estimulam a melhora precoce.