Asma

Abaixo você encontra as principiais informações referente Asma

A Asma ou Bronquite Asmática é uma doença crônica, caracterizada por inflamação das vias aéreas. O pulmão do asmático é muito sensível e reage facilmente a sinais de irritação como exposição à fumaça ou poeiras, provocando o estreitamento dos bronquíolos (?tubos? para passagem de ar dos pulmões) que dessa forma, impedem a entrada de ar devido à contração ou broncoespasmo dessas estruturas ocasionando falta de ar.

A causa é desconhecida e cada doente deve priorizar a descoberta de qual gatilho, ou seja, que agente o induz aos sintomas. Dentre os agentes mais comuns, estão: substâncias causadoras de resposta alérgica como fumaça, mofo, poeira, pelos de animais; substâncias químicas como produtos de limpeza ou tintas; determinados alimentos; exposição a mudanças de temperaturas bruscas e há também a asma induzida pelo exercício e a asma noturna.

• Crises de falta de ar;
  • Chiados (sibilos);
  • Dor no peito;
  • Maior dificuldade na expiração;
  • Tosse seca;
  • Cansaço e falta de ar durante a prática de exercícios;
  • Tiragens intercostais (uso excessivo da musculatura da caixa torácica);
  • Sudorese;
  • Cianose.

Tratamento Fisioterapêutico para Asma

O tratamento fisioterapêutico no asmático tem demonstrado fundamental importância tanto nos momentos de crises como fora deles. A fisioterapia atua no que se remete a um trabalho postural, abrange técnicas respiratórias e atua também no controle da ansiedade principalmente durante as crises de dispneia (falta de ar). Educar os portadores quanto a posicionamentos, promover reeducação respiratória e melhorar a tolerância aos exercícios, aplicar técnicas de desinsulflação pulmonar, também estão entre o trabalho executado através da fisioterapia.