Bronquiectasia

Abaixo você encontra as principiais informações referente Bronquiectasia

Os brônquios são os tubos que levam ar para os pulmões, a Bronquiectasia ocorre quando estes brônquios se dilatam de forma permanente e irreversível, interferindo na ventilação, promovendo acúmulo de secreção e reduzindo a função de defesa dessas estruturas.

Geralmente a bronquiectasia decorre de outras doenças, dentre elas podemos destacar as infecções broncopulmonares, pneumonias, bronquites, asma, mucoviscidose, além de ocorrer em consequência de defeitos anatômicos e imunológicos.

• Tosse de longa duração;
  • Secreção;
  • Falta de ar;
  • Chiados;
  • Cansaço;

Tratamento Fisioterapêutico para Bronquiectasia

A Fisioterapia para Bronquiectasia é uma grande aliada na recuperação e prevenção de complicações que a doença pode provocar. Através de técnicas de Fisioterapia Respiratória o profissional especializado tem como objetivo trabalhar com exercícios respiratórios, manobras de higiene brônquica e expansibilidade pulmonar, utilizar recursos como o Respiron e Shaker, visando manter os pulmões limpos de secreção, otimizando as trocas gasosas e a oxigenação para reduzir o desconforto respiratório, além de prevenir complicações como quadros de broncoespasmo, atelectasias, entre outros.