
O que é?
O Pulmão é recoberto por duas membranas, a pleura visceral e a pleura parietal, entre essas membranas existe uma pequena quantidade de líquido para permitir o deslizamento dos pulmões durante a respiração. O Derrame Pleural (água no pulmão) é caracterizado por um acúmulo anormal de líquido entre as pleuras visceral e parietal, espaço conhecido como cavidade pleural.
Causas
O Derrame Pleural pode ser classificado de acordo com sua composição química em dois tipos: Transudato e Exsudato. Dentre as principais causas para sua ocorrência, estão:
- Doenças cardíacas, pulmonares, renais e hepáticas;
- Presença de tumores, sangramentos e infecções.
Sintomas
Os sintomas podem variar de acordo com a causa ou a doença pregressa, porém dentre os que merecem destaque estão:
- Dispneia (falta de ar mesmo em repouso);
- Dor torácica, maior em inspirações profundas, também chamada Dor Pleurítica;
- Tosse seca;
Tratamento Fisioterapêutico para Derrame Pleural
A Fisioterapia Respiratória tem fundamental importância para a recuperação dos pacientes diagnosticados com Derrame Pleural. O trabalho de reabilitação pulmonar tem o objetivo de controlar os sintomas como a dor torácica e a tosse, utilizando de técnicas manuais como manobras torácicas diversas, exercícios respiratórios para melhorar o padrão ventilatório, drenagem postural e orientações que sem dúvida, aceleram a recuperação desses doentes.
As informações disponibilizadas nestas páginas tem objetivos apenas informativos, não devendo, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico e tratamento médico. Os autores não se responsabilizam legalmente pela má utilização das informações aqui contidas.
Diferenciaisda Equipe
- Agendamento em no máximo 24hs;
- Profissionais com experiência mínima de 5 anos e título de Pós Graduação;
- Atendimento humanizado e comprometimento com resultados;
- Fornecemos equipamentos modernos e todos os recursos sem custo adicional!