Derrame Pleural

Abaixo você encontra as principiais informações referente Derrame Pleural

O Pulmão é recoberto por duas membranas, a pleura visceral e a pleura parietal, entre essas membranas existe uma pequena quantidade de líquido para permitir o deslizamento dos pulmões durante a respiração. O Derrame Pleural (água no pulmão) é caracterizado por um acúmulo anormal de líquido entre as pleuras visceral e parietal, espaço conhecido como cavidade pleural.

O Derrame Pleural pode ser classificado de acordo com sua composição química em dois tipos: Transudato e Exsudato. Dentre as principais causas para sua ocorrência, estão:

• Doenças cardíacas, pulmonares, renais e hepáticas;
  • Presença de tumores, sangramentos e infecções.

Os sintomas podem variar de acordo com a causa ou a doença pregressa, porém dentre os que merecem destaque estão:

• Dispneia (falta de ar mesmo em repouso);
  • Dor torácica, maior em inspirações profundas, também chamada Dor Pleurítica;
  • Tosse seca;

Tratamento Fisioterapêutico para Derrame Pleural

A Fisioterapia Respiratória tem fundamental importância para a recuperação dos pacientes diagnosticados com Derrame Pleural. O trabalho de reabilitação pulmonar tem o objetivo de controlar os sintomas como a dor torácica e a tosse, utilizando de técnicas manuais como manobras torácicas diversas, exercícios respiratórios para melhorar o padrão ventilatório, drenagem postural e orientações que sem dúvida, aceleram a recuperação desses doentes.