Enfisema

Abaixo você encontra as principiais informações referente Enfisema

O Enfisema é uma doença respiratória crônica que evolui lentamente, causando destruição dos alvéolos que se tornam hiperinsulflados prejudicando as trocas gasosas e a oxigenação.

Na grande maioria das vezes é causada pelo fumo, embora alguns agentes como; poluentes, vapores de substâncias químicas e poeira também podem ser responsáveis pela instalação da doença.

• Crises de falta de ar;
  • Cansaço a pequenos e médios esforços;
  • Respiração ofegante;
  • Chiados no peito;

Tratamento Fisioterapêutico para Enfisema

A Fisioterapia Domiciliar para Enfisema Pulmonar irá atuar de acordo com a fase da doença que o indivíduo se encontra. Depois de diagnosticado, é de importante relevância o acompanhamento fisioterapêutico precoce de forma a garantir melhor qualidade de vida e retardo da evolução dos sintomas da doença. O trabalho realizado com a Fisioterapia Respiratória Domiciliar tem como objetivo utilizar exercícios respiratórios visando o fortalecimento e a reeducação da musculatura envolvida na respiração, promover a higiene brônquica facilitando a remoção de muco e secreções, além de associar exercícios de fortalecimento para todos os grandes grupos musculares de forma a promover uma melhora no padrão respiratório e a redução de episódios de cansaço e falta de ar para que o doente leve uma vida com mais qualidade e independência. Em fases mais avançadas, onde se é necessário o uso de oxigênio em casa, a monitorização frequente da oximetria e o uso correto de oxigênio também são funções do fisioterapeuta.