Pneumotórax

Abaixo você encontra as principiais informações referente Pneumotórax

O Pneumotórax se dá quando ocorre presença de ar na cavidade pleural (espaço entre o pulmão e a membrana que o reveste, chamada pleura) devido a uma doença ou lesão. O acúmulo de ar entre o pulmão e a parede torácica comprime o pulmão e causa dificuldade respiratória, dores no peito e falta de ar.

Para melhor compreensão das causas é necessário entender os três tipos de Pneumotórax, abaixo:

• Pneumotórax Espontâneo:
  • Primário: ocorre geralmente quando o indivíduo possui uma bolha de ar no pulmão e a mesma se rompe devido às variações de pressões intratorácicas, podendo se dar no simples ato de tossir, vomitar e outros.
  • Secundário: geralmente sua ocorrência esta ligada a presença de alguma doença pulmonar que o desencadeou (exemplo: enfisema).
  • Pneumotórax Traumático:

Ocorre quando há um trauma no tórax como ferimento por arma de fogo, faca, acidentes automobilísticos e etc.

• Pneumotórax Iatrogênico:

Geralmente se dá em decorrência de procedimentos médicos (exemplo: pode ocorrer durante a tentativa de acessar uma veia na região torácica).

• Dor no tórax;
  • Falta de ar;
  • Tosse;
  • Cansaço excessivo;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Ansiedade;
  • Cianose (lábios e unhas azulados).

Tratamento Fisioterapêutico para Pneumotórax

A Fisioterapia no Pneumotórax deve ser iniciada após o tratamento médico que na maioria dos casos envolve a colocação de um dreno no tórax para remoção do ar.
O objetivo com o tratamento fisioterapêutico consiste em auxiliar o retorno da expansibilidade pulmonar normal e acelerar a saída do ar da cavidade pleural, melhorando o padrão respiratório e reduzindo o desconforto.
A Fisioterapia trabalha com exercícios respiratórios diversos, técnicas de manobras na região torácicas, orientações quando a posicionamento correto e drenagem postural, além de utilizar recursos como o Respiron para incentivo inspiratório.